"Todo pensamento obviamente é condicionado. Não existe tal coisa como pensamento livre. Pensar não pode ser livre! É resultado de nosso condicionamento, nosso substrato, nossa cultura, nosso clima, de nosso substrato social, econômico e político.
Os próprios livros que você lê e as próprias práticas que faz são todas estabelecidas no substrato e qualquer pensar deve ser resultado desse substrato.
Assim, se pudermos estar conscientes e pudermos presentemente ver o que significa, o que quer dizer "estar consciente", talvez sejamos capazes de descondicionar a mente sem o processo da vontade, sem a determinação de não condicionar a mente.
Porque no momento em que você determina, há uma entidade que quer, uma entidade que diz “Eu devo não condicionar minha mente”. Essa entidade em si é o resultado de nosso desejo de conseguir certo resultado e assim já existe um conflito aí.
Então, é possível estar consciente de nosso condicionamento, apenas estar consciente? Nisso não há absolutamente conflito. Essa própria consciência, se permitida, pode talvez consumir os problemas."
Nenhum comentário:
Postar um comentário